jotofi



sábado, 13 de outubro de 2012

Bolsistas do GPEA e do PET Agronomia UFC Cariri participarão do III Congresso Cearense de Agroecologia e da X Agrinorte



         


            O Grupo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia (GPEA) da UFC Campus Cariri tem o intuito de levar os estudantes de agronomia a conhecer e praticar uma agricultura sustentável, onde, a produtividade anda de mãos dadas com a preservação do meio ambiente. O grupo conta com a orientação de dois professores que auxiliam os membros com idéias e métodos de pesquisas. O mesmo vem contribuindo significativamente para formação acadêmica dos discentes, pois, à medida que adquirem o conhecimento de técnicas e práticas agroecológicas, têm a missão de repassar o conteúdo para  agricultores familiares de comunidades rurais, trabalhando principalmente na região do Cariri.
            O PETagro UFC Cariri, vinculado ao curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, Campus do Cariri, iniciou suas atividades no mês de abril de 2010. São objetivos do PET: Oferecer uma formação acadêmica de excelente nível, visando a formação de um profissional crítico e atuante, orientada pela cidadania e pela função social da educação superior, por meio do desenvolvimento de ações coletivas e capacidade de trabalho em grupo, orientados pelos objetivos da aprendizagem cooperativa; da facilitação do domínio dos processos e métodos gerais e específicos de investigação, análise e atuação da área de conhecimento acadêmico-profissional; do envolvimento dos bolsistas em tarefas e atividades que propiciem o “aprender a fazer fazendo.
            A oportunidade de participar de um evento dessa magnitude e apresentar trabalhos de pesquisa na área da Agroecologia, constitui um momento único de integração com diversos atores que trabalhar um modelo de agricultura viável economicamente, ambientalmente correto e socialmente justo.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Notícias do III Congresso Cearense de Agroecologia

O III Congresso Cearense de Agroecologia tem como objetivo contribuir para a construção de conhecimentos científicos e práticas agroecológicos, abordando aspectos sociais, ambientais e econômicos, e incentivar a pesquisa cientifica e a extensão rural, diante de questões como a mudança climática e as conseqüências para a agricultura familiar no Estado do Ceará.
O Governo Federal ofereceu nos últimos oito anos especial apoio à agricultura familiar, que é responsável pela produção da maior parte dos alimentos que chegam à mesa da população brasileira. Na última década aumentaram também os esforços da produção cientifica das ciências agrárias neste âmbito  que até então tinha sido pouco considerado.
Ocorreram avanços significativos nas áreas científicas que se integram de forma interdisciplinar no desenvolvimento da agroecologia como conceito, unindo as ciências da agronomia, economia e sociologia, além de outros, num esforço em comum de desenvolver outro modelo de desenvolvimento rural.Entretanto no Nordeste existem poucas oportunidades para um intercâmbio e consolidação de pesquisas realizadas,  apresentação de resultados e troca de experiências com o público alvo.
Portanto o III Congresso Cearense de Agroecologia juntamente com a X Agrinorte, promoverá a reunião de profissionais, estudantes e agricultores do Estado do Ceará, e de outros Estados do Nordeste, para o intercâmbio, deliberações e orientações realizando a construção do conhecimento da Agroecologia.
As sessões temáticas são:

1)    Mudanças climáticas no semiárido e manejo ecológico;
2)    Agroecologia, Economia ecológica e Economia solidária;
3)    Organização social no campo;
4)    Educação do Campo – mudança de diretrizes de ensino, pesquisa e extensão.
Maiores informações em: www.uvanet.br/cca