jotofi



terça-feira, 28 de setembro de 2010

O PARADOXO E O EQUILÍBRIO DAS COISAS

• A vida é constituída de contrastes em um verdadeiro paradoxo que se constitui na base fundamental para o equilíbrio das coisas. Isso está muito bem colocado em várias passagens do Eclesiastes. Há tempo para tudo nesse mundo! Tempo para chorar e tempo para sorrir. Eis o paradoxo das coisas contribuindo para o equilíbrio da vida.

• Vejamos o amanhecer: Segundo Renato Teixeira, cantor e compositor, “o amanhecer é uma lição da vida, de que é necessário renascer a cada dia”. Acordamos, trabalhamos, nos alimentamos e dormimos para um novo dia. E que lição temos a cada novo dia quando ao amanhecer o sol nos presenteia com boa dose de energia.

• O contraste entre as coisas contribui para o equilíbrio na vida, mas não é capaz de resolver os problemas de desigualdades sociais entre os diferentes povos, entre as diferentes nações e entre os diferentes países. Essa desigualdade reinante na maioria das vezes leva ao caos e desequilibra os momentos de Paz.

• Falando em paz, temos a nossa paz interior, a qual depende muito do fato de nós mesmos trabalharmos a construção do cidadão dentro de cada um de nós. A paz com nossos familiares, nossos amigos, com Deus e com cada semelhante com quem convivemos.

• Existem dias bons e dias maus, oscilando tal qual uma senóide, com momentos de euforia e alegria e momentos de dor e de tristeza. No primeiro caso, a humildade é a base para sabermos que não sabemos tudo e que ainda há muito que aprender. No segundo, a dor é a medida de nossa fortaleza e a tristeza, uma oportunidade para mergulharmos fundo buscando respostas para soluções por uma vida melhor.

• Que nos momentos difíceis, busquemos soluções e alternativas para superar obstáculos com o objetivo de alcançar uma vida melhor. Nos dias de alegria, a humildade e a reflexão por dias melhores constituem fatores primordiais para se saber que a linha do horizonte, existe e que existe vida além dela.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Seja melhor a cada dia!

• Você já observou que a cada novo dia você pode ser melhor que ontem. Não precisa fazer nada diferente, mas tão simplesmente trabalhar alguns pontos de grande importância.

• O primeiro deles é a confiança. Seja confiante em você mesmo. Acredite em suas idéias e tenha um pensamento que o leve sempre para cima. A confiança é de fundamental importância para você alcançar os objetivos a que se propõe.

• Pense positivo e seja uma pessoa entusiasmada, alegre, livre e de bem com a vida. Desse modo, você atrairá companhias de pessoas de bem que gostam de somar sempre e nunca dividir. A vida é bela e deve ser vivida de uma forma única. Não há espaço para lamúrias nem para pensamentos negativistas.

• Valorize-se a cada momento, a cada minuto. Auto-estima é fundamental e deve ser cultivada sempre. Se você não se dá valor, quem você espera que faça isso por você? Se você não se preocupa com o que ocorre com você, preste atenção para não perder o rumo de sua vida.

• Ser melhor a cada dia requer dedicação, horas a fio para cultivar a tranqüilidade e de procurar fazer as coisas de maneira simples e eficaz, buscando atingir os objetivos traçados.

• Se você não sabe aonde vai, qualquer caminho lhe será útil para levá-lo a lugar nenhum. Traçar um plano de vôo seguro leva o piloto a atingir o seu destino da melhor maneira possível. Seja, portanto piloto de sua vida assumindo o comando e saiba aonde você quer chegar.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Você visto por você mesmo!





• Você já notou que em muitas organizações, existem pessoas que querem se sentir importantes e mostrar que possuem talento e por isso buscam o reconhecimento a qualquer preço. O problema é que grande parte delas não estão comprometidas com aquilo que fazem e por incrível que pareça, fazem sempre o mínimo do trabalho necessário e acham que fazem muito. Ledo engano.

• Já outros, apresentam dificuldade para descobrir em que são bons. Não conhecem o potencial que possuem, ou fazem de conta que não conhecem mesmo para não sair da zona de conforto. Não valorizam as coisas simples e muito menos as experiências que possuem. Resistem a mudanças, fogem do que é novo e pouco se esforçam para aprender.

• Outros nunca abrem mão das verdades únicas e nunca admitem o erro e muito menos aprender com ele. Acreditam que errar é sempre perder e nunca observam que o fato de aprender com os erros revela a humildade do ser.

• Outros acreditam que sejam capazes de enxergar a linha do horizonte como o ponto final e mal sabem que o universo continua depois dela. Possuem visão, mas não possuem ação. Sabem onde querem chegar, mas não sabem como.

• Finalmente, olhe o espelho e veja como você é e como as outras pessoas lhe vêem. Esqueça do continuísmo. Tenha o foco na mudança e faça além daquilo que lhe é solicitado. Lembre-se que muitas descobertas da ciência, ocorreram de acidentes de percurso. É como dizia Arnaldo Cohen: O paradoxo está presente em tudo. O contraste entre as coisas cria o equilíbrio.