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segunda-feira, 26 de julho de 2010

Relações interpessoais no trabalho

• A convivência diária entre pessoas no local de trabalho nem sempre é um jardim de flores. Muitos espinhos aparecem diariamente, alguns, fruto do egocentrismo do ser humano, cujo orgulho só permite olhar os outros de cima para baixo.
• Como conviver bem com os colegas e saber os limites, vivendo no trato social com respeito ao semelhante e dentro de uma cordialidade e segurança que proporcionem o bom convívio entre os pares?
• Primeiro, é aconselhável a busca pelo autoconhecimento. É ter a coragem de se olhar no espelho e ver como você é e como os outros o vêem. Quem é você? O que faz de você uma pessoa especial?

• A primeira pergunta leva você a um mergulho interior que permite avaliar sua postura e sua conduta. Será que elas são realmente o que os outros esperam de você? Pense nisso e responda com o cuidado de ser autêntico sempre. A segunda se baseia no fato de que você não é diferente, mas os outros é que são iguais.

• Será que a imagem que você apresenta está alinhada com seus valores e princípios e com os valores da organização em que você trabalha? Toda pessoa é formada por valores e princípios que facilmente conseguem distingui-la perante os demais. Esses valores e princípios também devem se apresentar em sintonia com os da organização em que você trabalha.

• Cada dia se constitui uma oportunidade única para aprendermos mais alguma coisa na vida. O que você precisa melhorar em termos de competências e habilidades? Difícil responder? Pense, mas pense de uma maneira holística, onde o todo é o somatório das partes e permite com uma análise detalhada ver cada ponto que constitui sua personalidade.


• E no final, quando você espera que tudo esteja pronto, fique ciente de que essa melhoria nos dias de hoje é um aprendizado contínuo, que exige aperfeiçoamento no sentido de você ser cada vez mais uma pessoa de bem consigo e com os outros. “Acordo de manhã dividido entre o desejo de melhorar (ou salvar) o mundo e o desejo de desfrutá-lo (ou saboreá-lo). Isso dificulta o planejamento do meu dia”. (E. B. White)


• Mantenha-se simples, bom, puro, sério, livre de afetação, amigo da justiça, temente aos deuses, gentil, apaixonado, vigoroso em todas as suas atitudes. Lute para viver como a filosofia gostaria que vivesse. Reverencie os deuses e ajude os homens. A vida é curta. (Marco Aurélio).

quarta-feira, 14 de julho de 2010

EDUCAÇÃO DO CAMPO

EDUCAÇÃO DO CAMPO  FONTE:JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE 14/07/2010 http://www.diariodonordeste.com.br/  caderno regional



Curso forma agricultores familiares

O evento, que marcou a abertura do curso, contou com apresentações artísticas, de encenação voltada para a realidade do homem do campo e da execução do Hino Nacional

ELIZÂNGELA SANTOS

14/7/2010

Até 10 de agosto, 60 estudantes de 32 municípios do Ceará e de estados vizinhos estarão em sala de aula

Juazeiro do Norte. A formação no campo recebe um reforço com a implantação do Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo (Procampo). Este é o único no Estado voltado para a formação de produtores da agricultura familiar. Os alunos, professores que atuam na área rural e educadores populares já estão em sala de aula para os primeiros 30 dias de atividades. De 10 de julho a 10 de agosto, 60 estudantes de 32 municípios do Ceará e até estados vizinhos, como Pernambuco, estarão em sala de aula com formação teórica e vivências práticas.
Um seminário, realizado no Centro de Expansão, no Crato, abriu o curso. A sede do Procampo funcionará em Juazeiro do Norte, mas está passando por reformas para se adaptar à realidade do curso, já que os alunos deverão ficar praticamente internos, nos dias de realização das aulas.

Os integrantes do curso passaram por um processo seletivo para terem acesso à sala de aula. Segundo um dos coordenadores do projeto, professor Ronald Albuquerque, o Procampo está sendo implementado por uma equipe de professores da Universidade Regional do Cariri (Urca), por meio da instituição. O quadro docente conta com 30 professores.

O evento foi aberto com apresentações artísticas, como a Escola do Padre Ágio, a Solibel, formada por alunos filhos de agricultores, do Sítio Lameiro, no Crato, que teve uma projeção por levar uma educação diferenciada para os filhos dos agricultores. Em seguida, o grupo de participantes do Projeto Nova Vida, com uma encenação voltada para a realidade do homem do campo e a execução do Hino Nacional.

Segundo o professor Ronald, o curso faz parte de uma iniciativa do compromisso com os movimentos populares, por um meio diferenciado de ver a educação e inserção da população em iniciativas populares. Ele destaca o processo intenso de esvaziamento do campo. Nos anos 50 e 60 havia uma população mais equilibrada e naquela época existia o beneficiamento do algodão, no Crato. "Hoje, mais de 70% da população está na cidade e temos cerca de 17% no campo", constata, ao acrescentar o processo violento de esvaziamento do campo.

De acordo com ele, um dos objetivos do curso é reverter esse processo de esvaziamento e fazer com que a atividade agrícola, principalmente centrada na agricultura familiar, possa reverter esse processo. Ele destaca o compromisso da equipe do projeto em poder promover uma educação diferenciada, pautada na educação libertadora do educador Paulo Freire. Nesse primeiro módulo são ministradas disciplinas: Seminário Integrado, Introdução à Filosofia, Introdução à Sociologia, Introdução à Geografia, Metodologia do Trabalho Científico, e Prática de Leitura e Produção de Textos.

No Estado, já há o projeto, implantado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mas voltado para os povos indígenas. Serão quatro anos voltados para a formação desses professores. Algumas vagas também serão voltadas para instituições que atuam com projetos direcionados para o campo, mas que contemplem a agricultura familiar. O curso irá fornecer duas habilitações, uma em Linguagens e Códigos e outra de Ciências da Natureza e Matemática.

O Procampo é uma licenciatura voltada para os professores da rede pública, Estadual e Municipal, sem formação superior. As aulas de História, Psicologia, Sociologia, Direito ou Filosofia terão uma interface, conforme o coordenador, na qual entra a questão do campo, dos direitos voltados para os pequenos produtores familiares. O curso é coordenado pela professora Francisca Carminha Macedo.

Docentes

30 professores farão parte do quadro de docentes que darão aulas para os participantes do Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo (Procampo), em Juazeiro do Norte

MAIS INFORMAÇÕES:

Coordenação do Curso Procampo

Pró-Reitoria de Planejamento da Urca

Crato/ (88) 3102.1202

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Profissionais e Organizações






Profissionais desejam trabalhar em organizações que permitam o bom desenvolvimento profissional integrado a uma boa qualidade de vida tanto na empresa como na vida pessoal. Flexibilidade, salários, qualidade de vida, possibilidade de crescimento pessoal, desafios, conceito da empresa, entre outros aspectos, fazem parte dos desejos profissionais de todo ser humano.

Acontece que nem sempre as coisas são do jeito que o profissional deseja. Então, resta que ele procure se familiarizar com a missão e a visão da empresa, verificar os valores que caracterizam o perfil de quem nela trabalha e buscar ser um profissional eficiente e que se realiza perante os desafios que se apresentam.

Sabe-se que em todas as organizações existem aquelas pessoas que adoram as formularioses, relatorioses, reunites agudas, e outras ações cotidianas e que possuem adeptos e simpatizantes. A regra é complicar o simples para dificultar o andamento de muitos processos e serviços, e relegar as soluções simples e viáveis a um plano secundário.

O mais interessante disso tudo é que os profissionais intitulados de “burocratas” são os mesmos que reclamam de trabalho em excesso e que a organização deveria proporcionar um tempo mais livre, como se necessariamente o tempo livre fosse um fator de alterar índices de produtividade para cima ou para baixo. O contraponto disso tudo se encontra no fato de que com tanta ferramenta tecnológica disponível, essas mesmas pessoas ainda continuam passando mais tempo nas empresas.

Um ponto até certo ponto contraproducente é que existem organizações e gestores que criam cargos e funções desnecessários e lá colocam pessoas com perfis totalmente distorcidos para a situação, e o resultado não poderia ser diferente: Perde-se o controle e o foco que os colaboradores devem adotar para atingir os resultados.



"Um bom mecanismo supera uma centena de bons planos. "

(Robert K. Cooper)