jotofi



quarta-feira, 30 de junho de 2010

O JEITO BRASILEIRO DE SER







É impressionante o jeito de ser do povo brasileiro. A rapidez como ele cumpre uma senóide, alternando momentos “up” com momentos “down”, surfando em índices de desenvolvimento de qualidade de vida bastante inferior a muitos países ainda em desenvolvimento até a paixão imensa pelo futebol, razão maior do conhecimento da nação brasileira no estrangeiro.

Mas o que impressiona mesmo é essa coisa da paixão pelo futebol, ou como dizia Nélson Rodrigues: “A pátria de chuteira”. Para literalmente a nação em dias de jogo da seleção na copa do mundo. Até o amanhecer em dias de jogos, parece causar turbulências não só nas pessoas como na própria natureza, a qual na grande maioria dos estados acorda com um belo espetáculo do sol.

Os meios de comunicação ainda contribuem mais para aumentar a ansiedade do povo brasileiro durante a copa do mundo de tal modo que outros assuntos chegam a passar despercebidos, como é o caso de votações no congresso, as enchentes nos estados de Alagoas e Pernambuco.

Paixão, alienação, seja lá o que for, viva-se o momento, pois é esta a mola propulsora do povo brasileiro. É necessário levar esta paixão para outros segmentos tais como: conscientização política do voto das próximas e de outras eleições, pois o voto é o exercício da cidadania. Votar consciente, escolhendo bons candidatos, comprometidos com o desenvolvimento local, regional, estadual e nacional é um dever de todos.

Essa paixão deveria ser também transferida para outros campos, como o da saúde, da educação, do transporte, da habitação, da cidadania, tudo movido pelo interesse de se buscar uma melhor qualidade de vida para essa gente sofrida.

A copa do mundo deixa uma lição: Quem é apaixonado pelo que faz, o faz porque gosta!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

COPA DO MUNDO E TALENTO





O clima no momento é festivo em função da copa do mundo, evento cujo valor se ampara na qualidade das equipes e no fato de ser realizado a cada quatro anos, consolidando-se assim como o maior evento esportivo do mundo.

Falar em copa do mundo é falar em talentos, e no campo futebolístico isso não poderia ser diferente de outros campos organizacionais. O jogador ideal para compor uma seleção deve possuir flexibilidade para saber jogar em várias posições e saber mudar no tempo exato.

Toda equipe possui o seu capitão. O capitão deve ser um líder que trabalha a si próprio e ao resto da equipe, valorizando, incentivando e ouvindo os colegas. Ele não reclama, muito pelo contrário, vai em busca de resultados e mantém o pensamento positivo para alcançar a tão sonhada vitória.

O perfil de uma seleção que vai em busca de ser campeã mundial se baseia no espírito colaborativo de todos os jogadores e de cada um individualmente. Nunca esperar pelo outro e sim procurar se deslocar sempre, abrindo caminhos para alcançar a meta e o resultado final que é a vitória.

Jogadores modernos, estilosos, inteligentes, procuram se antecipar e ter uma postura de proatividade em campo, se antecipando às jogadas que oferecem perigo a meta de sua seleção, evitando assim que o adversário faça um gol. Usa essa postura proativa para buscar cada vez mais, resultados melhores.

Finalmente, o futebol é arte, é talento, e fazer talentos é desenvolver cidadania, competências, arte de liderar e desenvolver pessoas, buscar melhorias contínuas, visão estratégica, dentre outras competências.

Um lembrete enquanto é tempo! A seleção que deseja ser campeã mundial não é aquela que traça um plano infalível para atingir esse objetivo e sim aquela que prevê a possibilidade de uma mudança durante o curso do campeonato.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Motivação e estilo de vida

Recebo solicitações para escrever algo sobre motivação e estilo de vida. No primeiro momento me vem a cabeça a frase dita por Juscelino Kubitschek ao seu motorista: "Devagar que eu tenho pressa!" Muitas vezes corremos e não saímos do lugar. A pressa nos consome, pois se temos relógio não temos tempo. Atropelamos os outros e a nós mesmos e perdemos o sentido da vida, do simples, do que é singelo, do que é meigo, do verde das matas, do azul do céu e não nos encontramos, porque nem sempre estamos focados no "ser" e sim no "ter".
A motivação é a essência de um estilo de vida salutar, de bem com a vida, respeitando os valores e princípios das pessoas de tal modo que possamos ao agir pensar que nem sempre somos o que pensamos. É essa a maneira que somos vistos por outras pessoas.
Vale lembrar que ninguém é capaz de motivar você a não ser você mesmo. A legendária banda de rock The Beatles possui uma música cuja letra fala de um homem sem destino e sem visão do mundo. Ele não tem idéias, nem pensamentos e não sabe aonde vai. Muitas vezes nós nos apresentamos como verdadeiros sem destino, buscando a alegria e a felicidade e ainda dizemos que não as encontramos. Elas estão ao nosso lado e se apresentam nas coisas simples.
Tuareg, são nômades do deserto que vivem aparentemente solitários, mas tudo não passa de um ledo engano. São felizes porque são capazes de ouvir a batida do coração no silêncio do deserto e contemplam o nascer esplendoroso do sol bem como o entardecer, e segundo eles, isso transmite paz e sabedoria dentro de um mundo real.
Busque o Tuareg que existe em você e viva os momentos todos como se fossem únicos. E o resto? Você poderia perguntar! Bem, o resto é com você...

sexta-feira, 4 de junho de 2010

ATITUDES PROFISSIONAIS





Um profissional bem antenado com o mercado deve estar atento a determinadas atitudes. Uma delas é saber que determinados comportamentos e postura adotados no passado, não necessariamente irão servir para os dias de hoje. Existe toda uma dinâmica que sinaliza as mudanças, daí ele deve posicionar-se como um profissional resiliente, que com a flexibilidade que possui de se adaptar às mudanças, estará sempre em dia com o mercado.

Outro ponto a ser levado em consideração é o fato de que a progressão funcional é condicionada por uma senóide, em que em alguns momentos o profissional estará em ascensão vertiginosa, e em outros oscilará pra baixo e depois avançará em busca de seus resultados. O mais importante é avaliar se o desempenho está de acordo com o planejado e com a missão, visão e valores da organização.

Para alcançar o êxito no desempenho profissional, é bom lembrar que os objetivos de carreira traçados devem ser priorizados, não perdendo o foco nos resultados, mas os caminhos para se chegar ao sucesso devem ser flexíveis e bem administrados.

A empatia é outro ponto a ser considerado. O bom profissional seja em que situação for, deverá pensar bem antes de tomar qualquer atitude. Colocar-se no contexto, onde ouvir e se colocar no lugar do outro, conduzirá a uma reflexão evitando dessa maneira atitudes intempestivas.

Não a centralização! O profissional que centraliza e não delega, se prende a atividades de cunho operacional e se esquece de trabalhar a estratégia. Uma justificativa para este posicionamento é o fato de que os profissionais cada vez mais são exigidos quanto a adoção do senso de urgência na execução de seus trabalhos.

No mais alguns lembretes: não se esqueça de cuidar da sua reputação. Seja um profissional de atitude. Procure lembrar sempre que vivemos em um tempo que trabalhamos, aprendemos e temos lazer ao mesmo tempo, como diz o sociólogo italiano Domenico De Mais.