jotofi



sexta-feira, 28 de maio de 2010

Inovação é a palavra-chave

O mundo de hoje é uma aldeia global, onde você pensa globalmente e aje localmente. Vivemos em uma economia em escala globalizada que é ao mesmo tempo inexorável e irrestrita. Nesse ponto a inovação se constitui em palavra-chave e é pré-requisito básico para alcançar bons níveis de competitividade.
Alcançar o sucesso é inovar, criar, fazer coisas diferentes, ousando sempre de acordo com as tendências do mercado. O sucesso de um negócio se baseia na capacidade do empreendedor de buscar o diferente, o quase-impossível, pensando naquilo que ninguém pensou.
Ficar atento ou antenado como alguns dizem, é de fundamental importância para o empreendedor que deseja pegar no ar as oportunidades que aparecem. Daí é fundamental distinguir entre inovação e criatividade. Criatividade é o ato de pensar coisas novas. Já a inovação é fazer as coisas novas.
Vejamos por exemplo as novas cores da moda no esmalte para as unhas das mulheres. Em princípio, se essa moda atual fosse há dois anos, todos iriam condenar por serem cores aberrantes. Mas o mercado exige cores diferentes, mistura de cores, impactantes, chamativas, ousadas, e isso se chama inovação.
Desse modo vemos que a inovação é fruto da criatividade, ou a criatividade posta em prática e aceita pelo mercado a partir do momento da primeira comercialização.Inovar é trabalhar no sentido de se obter soluções para problemas antigos, para os novos e até para os impensáveis e inexistentes. Fazer as coisas de modo  diferente pode fazer a diferença entre liderar ou correr atrás do líder. Para fazer diferente é preciso pensar diferente, ousar, transformar sonhos em realidade.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Frases, pensamentos e ações





1. Na era tecnológica da robótica, da internet, dos e-mail, twitter e outras ferramentas mais, por incrível que pareça, anotar tudo o que se vê, ainda nos ensina que até pequenas coisas são importantes e podem guardar grandes oportunidades para grandes realizações. Quem anota jamais esquece e no caso, a observação das coisas ainda contribui para o aprendizado.

2. Aprender a priorizar as ações é algo tão impressionante de tal modo que, se for bem administrado, você poderá obedecer ao seguinte critério de prioridade: primeiro as coisas imediatas, depois as urgentes e finalmente as informações para o futuro. Demócrito já dizia: “Ocupe-se do pouco para ser feliz”.

3. Quem já não ouviu falar de uma tal de “Zona de Conforto”? A acomodação as vezes para algumas pessoas se transforma em uma situação confortável e aí o inesperado aparece na forma de uma adversidade é pega a pessoa em um estado de apatia e sem iniciativa de superação. “A adversidade desperta em nós capacidades que em circunstâncias favoráveis teriam ficado adormecidas” Horácio.

4. Aprender com o erro é uma virtude do ser humano. Toda empresa precisa ter gente que erra e que aprende com os erros. O que não pode acontecer é a pessoa manter um posicionamento de continuar a persistir no erro. Você pode errar muitas vezes para chegar ao sucesso antes.

5. A capacidade de influenciar pessoas é um pré-requisito da liderança. Mas o que se vê em muitas organizações é que gestores tentam mudar as organizações sem primeiro mudar as pessoas. Lembre-se que as pessoas são a alma da organização. Faça então o que elas precisam e nunca o que elas querem.