jotofi
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Educação em 3 tempos
Tempo 1: Os tempos são outros e a questão ambiental requer uma mudança de atitude no que diz respeito ao processo de cópias de artigos, trabalhos, etc. Com a grande massa de informações disponíveis na internet, é preciso um repensar especial no processo de ensino e aprendizagem.
Esse repensar exige uma nova postura do mestre e dos alunos, onde o primeiro passa a estimular os alunos a procurar entender os assuntos, contextualizar, comparar, traçar paralelo, discutir em rodas de conversa e procurar dessa forma assimilar melhor o conteúdo do assunto.
Tempo 2: O novo papel do professor, exige uma mudança de postura, onde a mudança do estilo da aula no sistema tradicional, muitas vezes enfadonha para o aluno, onde a passividade é a regra, requer um novo estilo, onde o professor passa a desempenhar um papel de facilitador estimulando os alunos para realizar novas atividades de modo a fazê-los desenvolver competências e habilidades e desse modo tornar o ato de aprender mais dinâmico.
A interação passa a ser a regra, de modo que seminários, debates, rodas de conversa, tornam-se atividades que conduzem os alunos a uma reflexão sobre um determinado tema e cria oportunidade a participação de todos.
Tempo 3: Cuidados que o mestre deve ter em sala de aula: É necessário ouvir os alunos para um melhor desempenho na sala de aula. É necessário avaliar os conteúdos e buscar o entendimento de como fazer o aluno aprender melhor e participar mais ativamente das aulas.
É necessário sempre que possível fazer uma auto-avaliação, com muita clareza, examinando os pontos positivos e negativos. Analisar os pontos falhos e aprender com eles é a fórmula do sucesso.
A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido."
(Burruhs Frederic Skinner)
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Lembretes para cada dia
Quase que diariamente, saímos para o trabalho e logo no começo do dia ficamos diante de duas situações: temos uma agenda planejada com todos compromissos agendados, ou no estilo da música do compositor Zeca Pagodinho – “deixa a vida me levar...”
Seja qual for a situação, temos que nos lembrar de pontos importantes para o êxito dos trabalhos diários. A primeira delas é que na rotina de trabalho temos que tirar proveito das diferenças e saber como tornar isto positivo para alcançar os resultados planejados. A diferença de pensamento, de opinião é muitas vezes salutar para o líder e para seus colaboradores. Ela é capaz de colocar na mesa todas as opções possíveis para se solucionar um determinado problema.
2. Uma postura proativa é mais desejada do que se pensa. Se antecipar aos fatos, evitar possíveis desgastes, criando sinergia no ambiente de trabalho é antes de tudo antever aquilo que ninguém viu.
3. Comunicação clara e objetiva, compreendendo os anseios e necessidades de clientes e colaboradores, e acima de tudo, ouvindo-os, cria um ambiente de trabalho dinâmico que fortalece as relações interpessoais na organização.
4. Focar as ações naquilo que é mais importante, embora sabendo distinguí-las daquelas urgentes, cria clima organizacional para a eficácia e eficiência. Nada da filosofia de esquina de “empurrar com a barriga”. Trabalho produtivo não pode gerar desperdício de tempo.
5. Finalmente, pensar grande com vistas a alcançar um futuro promissor é o objetivo de cada gestor em uma organização. Deste modo, o pensamento positivo, o otimismo, a vontade de fazer, de aprender sempre, de ouvir e valorizar as pessoas.
Como dizia Justin Herald: “Atitude! Tudo é questão de atitude.”
quinta-feira, 8 de abril de 2010
ELOGIANDO E REPREENDENDO
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