jotofi



quinta-feira, 25 de março de 2010

Um novo olhar sobre a educação







A educação brasileira ainda se constitui um gargalo sério no processo de desenvolvimento econômico e social. Sobram vagas nas universidades públicas, o processo de aprendizagem deixa a desejar, isso sem mencionar outros pontos fracos que conduzem a uma classificação baixa no ranking mundial do segmento.

A vontade política para mudar o quadro educacional brasileiro com o intuito de se alcançar a excelência na formação de bons profissionais está ligada a uma série de fatores. Vontade política dos governantes é a primeira, pois formar bons quadros profissionais é praticamente uma questão de ordem.

A participação dos pais é de fundamental importância, pois o incentivo necessário ao ato de aprender pode surgir com o exemplo de dentro de casa. Os pais devem acompanhar o processo de aprendizagem de seus filhos, estimular a busca pelo conhecimento utilizando livros, internet, brinquedos, jornais, revistas, etc.

Paralelamente, o estímulo à pesquisa reflete na criatividade, na troca de idéias, nas abstrações, no poder de associar os elementos estudados, refletir sobre possíveis soluções. Vale lembrar que o processo de adoção do ENEM conduz o aluno a uma visão geral de conhecimento, onde ele exercitará o seu modo de pensar sobre soluções de problemas, passará a ter uma visão mais crítica do mundo e terá ao seu alcance um grande acervo de conhecimento para ser trabalhado.

Outro ponto a ser levado em consideração é focar o processo de avaliação discente no modelo formativo, pois a avaliação somativa transforma o aluno em uma mera nota. O aluno se apega muito a nota e ao fato de estudar para passar. A nota passa a ter um destaque maior do que o fato de aprender.

Pelo lado docente, mudanças de posturas são continuamente cobradas em função das ferramentas tecnológicas disponíveis e que criam condições de poder se trabalhar a aula em vários formatos, incluindo a participação ativa dos discentes. Não existe mais espaço para o professor “rei da sabedoria”, que somente ele detém o conhecimento.

A internet se apresenta como ponto forte na medida em que auxilia. Extrapola o conceito da sala de aula tradicional, apresenta mecanismos como blog, twitter, e-mails, etc, encurtando distâncias e aproximando professores e alunos de um conhecimento disponibilizado 24 horas.

Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade. "

(Voltaire)

quarta-feira, 17 de março de 2010

Liderança e atitude proativa


Liderança é uma das palavras mais utilizadas no processo de gestão empresarial. Os mais variados estilos de liderança são relatados em inúmeros livros publicados sobre o assunto. Mas afinal, em tempos de competitividade e de trabalho baseado em projetos repletos de objetivos, metas e resultados, qual o estilo de liderança desejado em uma organização?

O líder desejado nos dias de hoje é aquele capaz de fazer a diferença. Ele consegue ver aquilo que ninguém é capaz de ver. Quando você se encontra diante de um determinado problema e leva até o seu líder, de imediato ele perguntará a você qual a solução que você possui. Líderes que estão entre suas equipes e ao mesmo tempo dentro delas são os desejados pelas organizações.

Eles exigem de seus colaboradores uma posição de proatividade, dentro da filosofia de que quem se desloca tem preferência. Eles vivem diuturnamente o modo de fazer, de pensar, de agir de seus colaboradores. Eles repassam atribuições para as equipes de trabalho, mas ao mesmo tempo, ele confia no potencial de cada um de seus colaboradores.

Muito se fala que é papel do líder buscar oportunidades, novos negócios, inovações, etc; mas esquecem que dentro dessa missão encontra-se a valorização de sua equipe de trabalho, ou seja, saber lidar com as pessoas e valorizá-las. Líderes trabalham constantemente o desenvolvimento de suas equipes, para que todos do time possam ter capacidade e segurança para entregarem seu melhor em suas atividades e seus objetivos.

Liderança é hoje em diante a capacidade de trabalhar no sentido de alcançar os resultados desejados pela empresa, mas antes de tudo, trabalhar o desenvolvimento de equipes altamente qualificadas, se comunicar com clareza e entender que competências podem ser desenvolvidas por cada colaborador.

O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente o ultrapassem em seu conhecimento e habilidade."

(Fred A. Manske)

sexta-feira, 12 de março de 2010

TUDO É UMA QUESTÃO DE SEMEAR

Muitas pessoas falam que possuem amigos, outras falam em colegas e ainda existem aqueles que não sabem no círculo de amizades que possuem quem é colega e quem é amigo. Deixando de lado este enfoque, falemos então de amizade. Amizades são como sementes de alto padrão genético, capazes de resistir às intempéries e sobreviver germinando e transformando-se em uma bela planta.

Se não bastasse isso, boas amizades são sementes que são capazes de germinar, originando uma planta que possui raízes que proporcionam segurança e além do mais, dando uma sombra para admirar a natureza e refletir sobre seus verdadeiros amigos.

A amizade transforma as pessoas, requer essência, participação no ato de somar e multiplicar os momentos bons, bem como sacrifícios que ajudam a superar os momentos difíceis. O fortalecimento de uma amizade é sempre consolidado com o somatório das boas ações entre as pessoas. Construir pontes e nunca barreiras; entender o próximo como você gostaria que ele lhe entendesse e procurar ajudar quando requisitado for.

Humildade, honestidade, consistência, assertividade, são alguns dos atributos que fortalecem grandes amizades e que necessitam sempre ser trabalhados com o objetivo de agregar mais valor a relação existente entre pessoas amigas.

Seja cortês com todos, mas íntimo de poucos, e deixe estes poucos serem bem testados antes que você dê a eles a sua confiança. A verdadeira amizade é uma planta de crescimento lento, e deve experimentar e resistir os choques da adversidade antes de ser receber o nome de amizade."

(George Washington)

quinta-feira, 4 de março de 2010

Seja você mesmo!


Em qualquer reunião, seja ela de trabalho ou não, sempre existe a figura do sujeito pessimista. Ele é uma figura capaz de colocar pedras de gelo nas mais preciosas idéias e ações. Pra ele o correto é não mudar. É deixar as coisas como estão e esperar para ver o que acontece. Não é fácil fazê-lo mudar de postura e persuadi-lo a adotar uma postura criativa com boa dose de otimismo.

De um modo geral as pessoas costumam pensar que só os cantores, artistas e filósofos podem ser criativos. Rotulam-se de incapazes de realizar determinadas tarefas quando mal sabem que possuem atributos que permitem a realização de missões com as quais nem imaginavam poder realizar.

É sempre assim, a postura negativista, de colocar sempre dificuldade diante de desafios e missões que surgem no dia a dia, leva sempre a fugir do que é novo com medo dass coisas não se realizarem. O fato é que essas pessoas realizam uma punição prévia sobre si mesma e nunca procuram se esforçar o suficiente para alcançar os resultados  por falta de uma visão de futuro e uma boa dose de otimismo. Pra elas se acontecer o erro, o fato é grave e decepcionante e torna-se impossível aprender com os erros cometidos.

Cada pessoa possui um horizonte de vida. Nesse horizonte estão as realizações profissionais e pessoais. Além desse horizonte existe vida e o mundo continua depois dele. Conseguir enxergar além desse horizonte é vislumbrar o impossível e torná-lo realidade dentro de um processo de planejamento de crescimento pessoal, de reciclar tudo o que se faz e procurar fazer cada vez mais dando o melhor que puder.

Portando, quando você estiver em uma reunião, pense muito antes de falar e não se esqueça de controlar sua apreensão (quando você deseja resolver um problema de imediato e pensa em uma solução), pense na busca dos dados essenciais para a solução do problema, isto se chama de preparação. Trabalhe a tabulação dos dados, isto se chama incubação, verifique se os resultados são viáveis e em caso positivo concretize seu trabalho, caso contrário, avalie o processo, pois isto faz parte da solução.

Finalmente, lembre-se que nós não podemos mudar as pessoas, mas podemos sim influenciar suas escolhas.

quarta-feira, 3 de março de 2010

O PROTETOR DAS FLORESTAS


Todos falam do aquecimento global e dos desastres ambientais que ocorrem diariamente em todo mundo. A natureza procura se defender, respondendo aos abalos e as degradações que sofre. Se muita ênfase é dada ao relato das catástrofes, pouco se fala sobre àqueles que procuram defender o planeta.

Padre Cícero, após ser escolhido o cearense do século, acaba de receber uma honraria das mais significativas, qual seja o de “protetor das florestas”. E o que o padre Cícero tinha de ação no tocante ao meio ambiente? Os preceitos que eram repassados a todos que o procuravam.

Não derrube o mato nem mesmo um só pé de pau.

O homem desde o princípio de sua criação trabalha sempre na exploração das florestas de modo extrativista, eliminando-as com os mais diferentes objetivos e com isto ocasiona mais problemas ambientais do que soluções.

Não toque fogo no roçado nem na caatinga.

O modelo de agricultura convencional ainda perdura ocasionando verdadeiros desertos no sertão nordestino, de maneira que pouco a pouco o resto de mata nativa vai desaparecendo.

Não crie o boi nem o bode soltos; faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer

Não adianta colocar o carro na frente dos bois. Primeiro fazer o pasto e depois criar o gado de forma intensiva com o modelo de pastoreio rotativo.

Não plante em serra acima nem faça roçado em ladeira muito em pé; deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza.

Se não plantar corretamente, a erosão leva a plantação e causa avalanche de terras prejudicando as populações que residem no pé da serra.

- Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água de chuva

- Represe os riachos de cem em cem metros, ainda que seja com pedra solta

- Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só

- Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema; elas podem ajudar a conviver com a seca

Homenagem justa e merecida a um dos cearenses mais representativos de todos os tempos. Padre Cícero foi um homem à frente do seu tempo. Possuía uma visão de futuro de fazer inveja a muitos doutores. O reconhecimento dado por uma renomada organização como o Greenpeace é um orgulho para todos nós cearenses.