jotofi



quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Tempos de mudanças!






"A mudança é a lei da vida. E aqueles que confiam somente no passado ou no presente estão destinados a perder o futuro."

(John F. Kennedy).

Com a chegada do final do ano, procuramos avaliar os pontos positivos e os negativos dos principais fatos que ocorreram em nossas vidas durante os 365 dias do ano. Os fatos positivos contribuem para melhorar nossa autoestima e com isso agregar mais energia na força de vontade de viver e fazer o bem. Em suma, buscamos sempre o aprimoramento do ser e com isso viver bem e procurarmos as melhoras a cada dia.

No tocante aos pontos negativos, o reconhecimento do erro e a capacidade de aprender com eles é o grande trunfo para dar a volta por cima. Mudar conforme a frase de J.F. Kennedy faz parte da dinâmica da vida e contribui para o aprimoramento pessoal. A vida é dinâmica e é por isso que ela é bela.

Aproveitar o ano que se encerra, procurando avaliar a conduta pessoal, no lar, no trabalho, com os amigos e com a natureza, faz parte do balanço do final de cada ano.

A mudança ocorre como a manhã de cada dia é para o tempo, ou seja, um novo renascer, pois ao acordarmos estamos com nossas energias recuperadas para enfrentarmos um novo dia. Nada muda se você mesmo não for capaz de ser o agente da mudança. Mude sua atitude, seu comportamento, tudo isso com o foco de buscar ser uma pessoa melhor e o resto ocorrerá naturalmente em conseqüência de sua postura e de suas atitudes.

Todo mundo pensa em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo."

(Leon Tolstoi)

sábado, 26 de dezembro de 2009

Final de ano!

Aproxima-se o final de mais um ano. Tempo de avaliar posicionamentos adotados ao longo dos 365 dias do ano em curso e de buscar um novo alinhamento conforme os objetivos e metas traçados para o próximo ano.
Tempo de somar e nunca dividir, de ver as coisas e os fatos sempre pelo lado positivo e nunca pelo negativo. Tempo de saber aprender com os erros e valorizar os acertos. Tempo de saber que embora aconteçam diferenças, as pessoas são iguais e só apresentam diferenças pelas atitudes e comportamentos adequados.
Mude! Mude sempre para melhor!
Valorize as coisas simples, contemple e preserve a natureza, pois ela faz parte da vida de nosso planeta. Faça a diferença em um mundo tão diferente, seja cada vez melhor e sua caminhada será bem mais fácil.

"Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. O instante mágico é o momento em que um sim ou um não pode mudar toda a nossa existência."


(Autor Desconhecido)


quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

NATAL: TEMPO DE REFLEXÃO!



Chega mais um natal, festa da cristandade, do papai Noel, da felicidade, de tempos de reflexão e também de presentes. Se cada um de nós pararmos para refletir sobre esta época do ano questionaríamos: Por que o espírito natalino não está no semblante das pessoas em cada dia? Não diga que você é diferente e que os outros são iguais, nem muito menos esqueça que o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. Assim sendo, lembre-se das pessoas que você gosta e veja se o tratamento que você da a elas é o mesmo que gostaria de receber de volta.

Não perca tempo comparando-se com os outros, mas sim procurando observar o que você pode fazer de melhor para consigo e para os outros. Lembre-se que a moeda, assim como a vida possui dois lados. Procure optar por ficar sempre do lado positivo, praticando o bem, servindo ao próximo, pois aí se encontra o segredo da vida e o princípio maior da liderança.

Procure lembrar-se da máxima de São Francisco de Assis: “Comece fazendo o que é necessário, depois faça o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”. Na vida tudo é questão de preferência, é saber sempre separar o que é importante daquilo que é urgente, é saber o que é prioridade, o resto você adquire através da disciplina.

Se tudo na vida fosse fácil de conquistar, seria o mesmo que fazer uma corrida sem obstáculos, que por mais que você corresse não chegaria a lugar nenhum, porque você não saberia o que queria e nem para aonde iria. Na vida, a luta por objetivos e metas traçadas só levam a resultados positivos se sua atitude for também positiva, caso você não tenha atitude, nenhum resultado será alcançado dentro daquilo que foi previsto.



"O que nós somos é o presente de Deus a nós. O que nós nos tornamos é nosso presente a Deus. "

(Eleanor Powell)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

De olho em você!





O título da coluna de hoje é uma frase dita por um humorista em um programa de TV. E de olho em nós, estão as câmeras instaladas nas grandes cidades, no comércio e em vários lugares, cada vez mais se tornando um acessório de grande utilidade.

Na verdade, sorria porque você está sendo filmado é outra frase muito comum em diversos locais, avisando logicamente que naquele local existem câmeras realizando a filmagem de tudo o que acontece. Isso é tecnologia gerando solução para diversos problemas, mas dependendo do modo como é utilizada pode gerar outros problemas, principalmente quando as atitudes e comportamentos do ser humano não se encontram condizentes com as questões éticas.

Câmeras, micro-câmeras, gravadores de áudio, celulares, MP7, MP9, e outros similares, são produtos utilizados com grande intensidade no nosso cotidiano e apresentam recursos de áudio e vídeo suficientes para gravar desde pegadinhas, passando pelas videocassetadas até gravações de reuniões que fecham acordos espúrios que conduzem fatalmente a geração de corrupção.

No futebol, não tem sido muito diferente, pois gol com a ajuda da mão tem sido uma constante e os árbitros não conseguem ver, face ao mau posicionamento, ou ao preparo físico deficiente, mas as câmeras mostram claramente os lances com detalhes que não deixam margem para detectar a realidade do fato acontecido em detrimento de um fenômeno observado. Isso porque o fato é a realidade, ou seja, o gol feito com a ajuda da mão, e o fenômeno a interpretação de como o árbitro ou bandeirinha e a platéia viram o lance.

Um ponto importante no que diz respeito ao uso dessas tecnologias é que em alguns setores, o seu uso legal já contribui para evitar e na maioria das vezes solucionar problemas que ocorrem no nosso cotidiano. Não esqueça: Sorria porque você está sendo filmado!

"Para uma tecnologia de sucesso, a realidade deve ter prioridade sobre as relações públicas, pois a Natureza não pode ser enganada."

(Richard Feynman)