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quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Relacionamento Interpessoal é fundamental.





A maneira pela qual você se relaciona com outras pessoas pode fazer a diferença em seu cotidiano no trabalho. Primeiro é preciso saber que é necessário você ser verdadeiro consigo mesmo. Segundo, é bom lembrar que o segredo de boas relações interpessoais no trabalho se fundamenta principalmente em uma via de mão dupla e que em alguns momentos você precisará respeitar a opinião dos outros mesmo que esta não seja de acordo com seu pensamento.

Se antecipar no que diz respeito aos anseios e necessidades das pessoas, constitui também uma maneira simples de ter relacionamentos cordiais e saudáveis. Somar sempre e dividir nunca, a não ser nos bons momentos em que se comemora vitórias alcançadas. Procure escutar as pessoas, pois elas necessitam de atenção.

Fatos interessantes podem ocorrer principalmente quando você tratar com seu superior imediato. Lembre-se bem que, diferentemente da maioria das pessoas que quando conversam com seus superiores só levam problemas, procure levar soluções, pois assim você mostrará uma preocupação em resolver da melhor forma a situação, mesmo que a solução encontrada não seja a sugerida por você.

Outro ponto a ser levado em consideração diz respeito quando do seu primeiro contato com outra pessoa. Lembre-se bem que a primeira impressão é a que fica. Seja sempre cortês, educado, gentil e simpático, pois o efeito de imediato se dá na forma de uma boa sinergia.

Servir antes de tudo é o lema de todo aquele que deseja ser líder. As pessoas necessitam cada vez mais de atendimento aos anseios e necessidades que possuem e você estando pronto para servir e atendê-las somará pontos positivos, pois em plena era da tecnologia da informação, a propaganda boca a boca ainda oferece resultados, tanto do ponto de vista negativo como positivo.

"Somos o que fazemos repetidamente. Por isso o mérito não está na ação e sim no hábito."

(Aristóteles)

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O bom comportamento profissional



Ser um profissional capaz de fazer a diferença é peça fundamental para todo aquele que queira se destacar no trabalho e deste modo, possuir a fama de profissional íntegro, ético, capaz e dedicado. Sabe-se que uma postura inadequada pode muitas vezes fazer com que o profissional possa ser visto pelos outros como um incompetente e irresponsável.

Não existe uma regra fixa para se obter um bom comportamento profissional, mas antes de tudo, a boa formação educacional obtida tanto no lar como no banco da escola e da universidade, constituem o ponto de partida para atingir os objetivos traçados para ser um profissional de sucesso e bem conceituado no seu ambiente de trabalho e pelos clientes.

Pontualidade, aparência, organização do ambiente de trabalho, boas relações interpessoais, são alguns predicados que norteiam a busca pela excelência no trabalho e com isso ser um profissional que faça a diferença. No tocante ao processo de comunicação, a regra é ser transparente, eficiente, falar somente o necessário e de modo claro e lembrar-se de que mesmo tratando com o superior é desaconselhável falar assuntos só no intuito de agradá-lo, pois isto não soma pontos para nenhum colaborador.

Quanto à ética, ela é mais do que aquilo que se possa imaginar em um código. É respeitar as diferenças individuais, buscar sempre o melhor resultado, recusar presentes que denotem intenções de corrupção, não usar o cargo que ocupa para obter favores pessoais, nunca criticar colegas quando estiverem ausentes e mais do que nunca ser honesto em qualquer situação.

“A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular. "

(Mahatma Gandhi)

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Atitude positiva.




Que o mundo passa por transformações com bastante rapidez todos nós sabemos, mas a tecnologia na maioria das vezes gera soluções para problemas criados por esta própria tecnologia. Tudo gira em torno de ferramentas tecnológicas e as relações entre indivíduos ficam cada vez mais frias.

Com todos os avanços ocorridos, vivemos em um mundo que dificilmente o lado bom das coisas é valorizado. Parece em princípio que a banalização daquilo que é errado por incrível que pareça leva a pontos positivos, a audiência na mídia sobe e se está na mídia vira sucesso.

Veja por exemplo uma relação aluno x professor. Nesta relação em grande parte do ensino e aprendizagem, quando o aluno erra, o que é regra é a punição através de uma nota (avaliação somativa) ou uma reprovação. Como é possível aprender com os erros se estes normalmente levam a punição de seus autores?

É necessário urgentemente por em prática a arte do elogio, o respeito ao senso comum e saber aprender com os erros. Desenvolver práticas de procurar ver a importância do lado bom das coisas e incentivar àqueles que atuam na construção de relações interpessoais melhores proporciona um bom ambiente de convivência.

Agir positivamente, respeitando o semelhante sem nunca o destratar é atitude que dignifica o ser humano e contribui para a elevação de sua autoestima. Muitas vezes dizer “muito obrigado”, “por favor,” com um largo sorriso no rosto, se constitui em atitude positiva e melhora substancialmente as relações interpessoais.

Atitudes positivas geram efeitos benéficos e muita sinergia entre pessoas e em um mundo em que só tem espaço na mídia notícias que degradam as relações entre seres humanos, tratar o semelhante como você gostaria de ser tratado é tudo de bom que o mundo precisa.