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quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Pensamentos, frases e atitudes


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Sempre vejo pessoas questionando princípios, conceitos, atendimentos, atitudes e muitas delas, questionando a tudo e a todos. Nada demais até aí, pois o importante é saber aprender a conviver com elas e tirar uma lição de cada questionamento.
Outro dia, encontrei uma pessoa que reclamava de seu cotidiano, dizendo que era tudo igual, nada mudava e tudo estava monótono e cansativo. Lembrei-me de uma passagem (Eclesiastes, 7:14) onde está escrito: “Cada dia é diferente do outro, exatamente para que o homem nunca possa descobrir nada sobre seu próprio futuro”. Está aí o grande segredo de se viver a vida desfrutando do melhor que ela oferece e pensando positivamente sempre, pois cada um pode gerir o seu cotidiano, observando a vida de diferentes formas.
Outra situação muito comum e que ocorre sempre nas reuniões, diz respeito aos que para resolverem problemas sempre alegam falta de recursos. Para o gestor, nada melhor do que aquele colaborador que oferece novas idéias, pois quando existe o predomínio de aspirações sobre recursos, as inovações aparecem, caso contrário, tudo fica em stand by.
“O paradoxo da simplicidade, é que tornar as coisas mais simples é uma tarefa árdua”. Esta frase foi dita pelo articulista de uma revista nacional, Stephen Kanitz, e ela consegue expressar de modo claro uma das habilidades mais impressionantes que o brasileiro apresenta quando tem alguma missão a ser resolvida. Por incrível que pareça, tornar as coisas simples em complexas é quase uma regra. Complicar, tornar mais difícil de resolver implica em um maior custo, e nesse ponto, como ainda é alto o custo Brasil comparado ao de outros países. É como sempre costumo dizer para as pessoas: “Se você se limita a só fazer o que esperam de você, em um futuro breve você poderá ser até uma pessoa competente, mas se você procura fazer mais do que o possível, você poderá alcançar a excelência”.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Atitudes positivas




Vivemos diariamente em busca de nossos ideais e nossa vida é uma grande roda gigante. Em alguns momentos do dia estamos bem e em outros a mistura do cansaço diário junto com o estresse nos leva a um mergulho. Sabemos antes de tudo que o ato de pensar positivo e tomar atitudes positivas, constituem medidas saudáveis e que devemos cultivar sempre.
Objetividade – Ser objetivo no tocante as ações diárias e consequentemente no exercício de atingir os resultados esperados nos faz ser parte da solução e não do problema. Ser objetivo é lutar pelas nossas idéias e colocá-las em prática. Nesse processo, o monitoramento das ações e a avaliação da conduta pessoal, constitui fator básico para alcançar os resultados propostos.
Seja você mesmo – Não use máscara em sua rotina diária. Seja simples, eficaz e eficiente. Aprenda sempre trabalhando, nunca se esquecendo de dar uma boa pitada de ousadia em suas ações. Seja capaz de fazer muito com o pouco e saiba aprender com os erros.
Posicionamento – Nunca tome decisões que dividam as pessoas. Não tenha receio de aprender coisas novas. Delegar tarefas, compartilhar vitórias, aprender a perdoar, contribuem para um melhor posicionamento seu no ambiente de trabalho.
Indicadores comportamentais – Invista sempre em suas competências, pois elas podem fazer a diferença. Procure sempre estar disponível no caso de tarefas extras, pois elas podem gerar oportunidades. Nunca atribua aos outros os erros e/ou falhas provocados por você.
É importante lembrar que no campo profissional, as atitudes que são tendências às reações, podem delinear a razão dos “como” e dos “porquês” de seu comportamento. Atitude é apresentar sempre soluções para problemas que a maioria das pessoas acha insolúvel e está sempre bem preparado para lidar com situações inesperadas.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pequenas regras de grande eficácia

As organizações nem sempre andam na velocidade que as coisas exigem e na maioria das vezes a culpa recai sobre processos burocráticos. É importante observar o comportamento dos colaboradores diante do que se chama “reunite”, aquelas reuniões que não dão em nada e não tem hora para terminar, e ainda sobre sintomas crônicos como medo de crises e “relatoma” que é o que se chama de excesso de relatórios.
Se as organizações são compostas de pessoas, é de se pressupor que elas representam pelo menos 55% do corpo institucional e nesse caso convém lembrar que, motivar os colaboradores é uma maneira de envolvê-los diretamente na participação e responsabilidade de atos, processos e decisões.
É certo que a cultura da competitividade deve ser introduzida e a ela acrescida o senso global de qualidade e excelência nos serviços e produtos oferecidos pela organização. Desse modo, o repensar sobre missão, valores e visão da organização deve ser trabalhado diariamente com um olhar voltado para o ambiente interno e o outro para o externo de modo a avaliar possíveis mudanças e correções de rota e adequar-se as sinalizações emitidas pelos clientes.
Gostaria de chamar a atenção de alguns gestores da diferença entre modismo e modernização. Enquanto aquele é muitas vezes ôba-ôba, este é posicionamento proativo que se antecipa a mudança de qualquer outro concorrente. Procurar simplificar e atender bem, trabalhando a cultura do simples e da boa relação interpessoal com clientes e não clientes, deve se constituir em regra.
Despertar o potencial criativo e empreendedor dos colaboradores, ouvi-los e acatar as boas sugestões é uma maneira interessante de ficar junto ao pessoal da linha de frente, observá-los e incentivá-los na busca de uma organização cada vez melhor.
A posição dentro da empresa não confere privilégios nem poder. Impõe responsabilidade (Peter Drucker)