jotofi



quinta-feira, 5 de março de 2009

Atendimento





Normalmente quando falamos de um programa de qualidade total um ponto chama a atenção de todos que é a questão do atendimento. Partindo do princípio de que o cliente é a pessoa que deve sempre ter a maior atenção para que seus anseios e necessidades sejam atendidos, parece que na prática, muitos dos que estão na linha de frente em algumas empresas, esquecem de que o atendimento é questão de preferência.
Vários são os tipos que ocasionam gargalos no atendimento ao cliente e mesmo com o serviço de SAC (Serviço de atendimento ao consumidor), as coisas não melhoram e haja paciência, principalmente no caso de operadoras de celulares, as quais são recordistas de reclamação. Um tipo característico é o Tipo “ESPERTO” - Este procura levar o cliente na conversa fiada e não resolve nada. Além do mais, gosta de deixar o cliente esperando na linha até o limite de sua paciência. Este tipo “esperto”, também faz o tipo “PASSA A BOLA”, quando diz que o assunto não é competência dele e passa sempre para outro atendente.
Quando você entra em uma loja é fácil encontrar o Tipo “ESTÁTUA” – o qual sempre fica prostrado com os braços cruzados sem ter nenhuma atitude para com o cliente. Será que eles não imaginam que quem vende alguma coisa, vende sonhos para atender os anseios e necessidades de seus clientes. Seus supervisores devem imaginar que, se alguém quer saber como vai a empresa é só acompanhar o pessoal que se encontra na linha de frente na organização.
Se sempre se diz que o foco deve ser dirigido para o foco do cliente, ou seja, deve-se olhar para onde o cliente olha, não se pode em uma empresa negligenciar o atendimento com pessoas que fazem o tipo “MURALHA”, que normalmente se coloca na frente do comércio e impede a entrada do cliente e do tipo “ESTÁTUA”, que recebe o cliente com a maior frieza possível.
É bom lembrar que o patrão daqueles que estão na linha de frente em lojas, call centers não é o dono da empresa e sim o cliente.

Nenhum comentário: