jotofi



terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O que fazer quando o colaborador não consegue se motivar?



Resolvi continuar abordando o tema “motivação no trabalho” em face de muitas colocações que me foram feitas por ocasião de uma palestra que ministrei para servidores da UFC do campus do Cariri. Entendo que muitos ainda acreditam que o fator motivação no trabalho é algo que tende a vir do ambiente externo para a própria pessoa. Ledo engano!
Muitas organizações realizam treinamentos e palestras que abordam a questão da motivação no trabalho, mas o retorno dos resultados obtidos fica sempre abaixo do desejado quando se trata de observar que o grau de comprometimento dos colaboradores em nada foi alterado. Primeiramente é preciso entender que o treinamento ou até mesmo uma palestra com foco motivacional, não é somente show de apresentação, muito pelo contrário, deve ser algo que leva bom-humor com conhecimento, agregando técnicas de trabalho com emoção, procurando sensibilizar cada um dos participantes.
Em princípio é necessário demonstrar que é importante se saber quem vai motivar o colaborador. Ninguém será capaz de motivá-lo a não ser ele mesmo. A motivação é algo que vem de dentro da pessoa, é coisa séria, é ciência, é estudo do comportamento humano, e em um mundo que passa por mudanças contínuas, mas do que nunca, o colaborador deve saber que em se tratando de motivação no trabalho, praticamente todo dia ocorrem coisas novas dentro e fora do ambiente interno da organização e em conseqüência dessas mudanças, ele deverá ter uma postura pro-ativa de antever os fatos e se antecipar às mudanças.
"Traga o interesse para as coisas que você faz e elas acontecem". Einstein tinha preferência por esta frase quando queria tocar o sentimento das pessoas e consequentemente motiva-las. Em tempos de mudança, o que motivava ontem já não é suficiente para motivar hoje. É bom lembrar que o Ser humano é constituído no trabalho de 10% de vocação e 90% de adaptação.
Faça perguntas como: Devo investir em minha empregabilidade, ou devo esperar por oportunidades? Quais são meus pontos fortes e os fracos? Em que sou bom? Finalmente, lembro que existem pessoas motivadas que seguem em frente, avançando sempre e os desmotivados que só vivem a reclamar enquanto os fatos acontecem. Opte por ser do primeiro tipo.

Nenhum comentário: