jotofi



quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Carreira Profissional



Muito se fala nos dias de hoje de empregabilidade e mais ainda sobre carreira profissional, principalmente no que diz respeito aos jovens que hoje cursam universidades, faculdades tecnológicas e profissionalizantes, entre outros cursos. A pergunta que cada um poderia fazer é: “Como fazer para construir uma carreira profissional que esteja “antenada” com o mercado?”
Cabe a cada um ser o gestor da formação de sua carreira profissional e neste caso buscar a motivação necessária para manter a auto-estima sempre em alta com o objetivo de alcançar os resultados programados. É importante lembrar que, o processo de aprimoramento de uma carreira profissional deve ser um ato contínuo de maneira que nunca o profissional se achará completo para atender às demandas de um mercado em constante mudança.
Recomendo àqueles que cultivam o hábito de aprimorar o seu desenvolvimento profissional que, procurem se questionar sempre sobre o fato de estar feliz com o que estão fazendo, sobre as escolhas feitas e, mas ainda sobre o que esperam da futura carreira profissional. Paralelamente a tudo isto, cada um tem que ser claro quanto ao que diz respeito aos “valores”, “objetivos” e “aptidões”. Como citei anteriormente, o sucesso de uma carreira profissional está diretamente ligado ao entendimento que cada um tem de suas motivações.
Algumas características são importantes e devem merecer atenção por parte daqueles que desejam investir cada vez mais na carreira profissional. Desenvolver competências e habilidades que o diferenciem com relação aos demais. Saber lidar com incertezas e delas tirar benefícios, bem como trabalhar as inovações tecnológicas e buscar o aprendizado contínuo. Aconselho também que o profissional aprenda a trabalhar com áreas complementares a sua, pois isto implica sempre em ganhos profissionais. Não existe mais espaço para aquele profissional que fica aprendendo mais sobre a mesma coisa. A visão holística é importante, pois permite a visão do todo e situa melhor o profissional diante da conjuntura do mercado.

Nenhum comentário: